segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Conjunto IAPI

O conjunto IAPI pode ser considerado uma obra análoga já que seu objetivo real foi a retirada da população carente da cidade. Implantou-se um conjunto de prédios e lá as famílias foram instaladas, exatamente como é feito hoje no projeto Vila Viva.

Histórico
O conjunto IAPI foi a concepção de um bairro popular destinado à moradia das classes menos favorecidas economicamente da cidade.
Através de um discurso de cunho social e progressista, o IAPI serviu na verdade de instrumento para a remoção de uma população carente para dar lugar a um elemento de construção da imagem
moderna de Belo Horizonte nos anos 40 no percurso que culminava no Complexo da
Pampulha.

Características da arquitetura:
A ortogonalidade e a clareza das linhas determinam a arquitetura do conjunto. Os blocos verticais, escalonados, dispostos em torno de uma praça central determinam uma nova estética urbana. Os volumes são similares, quadrados, robustos, com pátios internos e varandas externas que movimentam o conjunto. Passarelas interligam os edifícios entre si e à avenida José Bonifácio em seu ponto mais elevado, facilitando a circulação e o acesso aos pavimentos superiores. Os blocos foram projetados de forma a permitir distintas combinações no tamanho dos apartamentos: duas unidades de dois  quartos, uma de um quarto e outra de três ou um único apartamento de quatro quartos, conforme a necessidade do usuário. Houve uma grande preocupação com os fluxos e funções da casa, buscando-se o aproveitamento máximo dos espaços, inclusive com a projetação do mobiliário interno.

Foto da construção do conjunto


Proposta e Conjunto implantado em 46.
Fonte:http://www.docomomo.org.br/seminario%206%20pdfs/Juliana%20Cardoso%20Nery.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário