sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Entrevista com Karla Marques - Urbel - 06/09

Minha conversa com a Karla Marques da Urbel, foi para saber um pouco mais do trabalho realizado nas vilas e comunidades e o que consistia o PGE - Plano Global Específico. Ela me explicou que o PGE pode ser realizado pelos próprios funcionários da Urbel, mas que em muitos casos, devido à grande quantidade de serviço, eles contratam uma empresa externa para realizar tal levantamento. O trabalho é feito por vários profissionais dentre eles arquitetos, engenheiros, geólogos, advogados e etc, sendo que todos procuram levantar todas as informações da vila seja pela quantidade de domicílios, seus usos, renda familiar, quantidade de dependentes, tipo da construção, material utilizado, sua condição atual, condição do terreno, identificação de áreas de risco, levantamento da infra-estrutura existente, presença de córregos, ou seja, tudo o que for necessário para um diagnóstico completo da situação e das condições atuais da vila.  Segundo a Karla, o pessoal marca uma reunião com a associação de moradores, falam um pouco do que foi levantado e solicitam aos mesmos que esboçem o que eles mais desejam para a vila. Os profissionais recolhem este material, analisam e geram propostas em cima do que foi desenhado pela comunidade e apresentam novamente para ter certeza de que tudo ficou entendido. As vezes eles passam o sábado de plantão ouvindo e trocando idéias com os moradores.
A próxima etapa deste processo é gerar as propostas para a vila levando em consideração todos os problemas levantados e o que foi solicitado pelos moradores. O diagnóstico completo é entregue à Urbel juntamente com a proposta e o custo total para sua execução.
O problema é que nem sempre a proposta vira projeto e é executado pela PBH. Estas intervenções demoram, mas com o OP - Orçamento Participativo costumam acontecer mais rápido. O PGE da Vila Acaba Mundo foi realizado em 2000, e até agora as intervenções no local foram pontuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário